Pesquisar este blog

domingo, 13 de agosto de 2017

7 filmes sobre moda que você precisa ver

Personalidades, estilistas, fotógrafos... as histórias de quem cria tendências e referências de estilo.

(Reprodução/Divulgação)
As tendências de moda podem surgir em vários meios diferentes. No cinema, figurinos de grandes personagens podem influenciar o público. Um grande exemplo é o filme Juventude Transviada (1955). Nele, James Dean deu força à clássica composição camiseta branca + calça jeans + jaqueta de couro. Itens que remetem à rebeldia e à juventude, que estão presentes no guarda-roupa masculino até hoje.
(Reprodução/Divulgação)
Além disso, fotografias, música e personalidades também podem influenciar a forma de as pessoas se vestirem.
Neste contexto, apresentamos uma lista com cinebiografias e documentários que narram a história de estilistas, fotógrafos e até de acessório ícone de estilo. Confira:

Bill Cunningham New York (2011)
Bill Cunningham ficou conhecido pelo trabalho como fotógrafo de moda para o jornal The New York Times. Ele é considerado o primeiro a registrar o street style em suas imagens. O documentário é um retrato do homem que costumava circular de bicicleta pelas ruas da Big Apple captando em suas lentes a moda das ruas.

O filme narra a história de sucesso de John Casablancas, fundador da agência de modelos Elite, criador das supermodelos e responsável por ascender grandes nomes na indústria da moda, como Gisele Bündchen, Naomi Campbell, Linda Evangelista e Cindy Crawford.

Atualmente, marcas firmam parcerias com grandes rappers para lançar coleções exclusivas, como as peças da Adidas assinada por Kanye West. Mas não é de hoje que o hip hop influencia a moda urbana. Essa relação é abordada no documentário dirigido por Sacha Jenkins e tem participações de Pharrell Williams e Riccardo Tisci.

Bangaologia – A Ciência do Estilo (2016)
Neste documentário, o diretor angolano Coréon Dú analisa a obsessão de seus conterrâneos pela moda. A Cinemateca irá exibir o filme, ainda inédito no Brasil, na FEED DOG – Mostra de Documentários de Moda, que acontece de 21 a 27 de setembro, em São Paulo.

Borsalino City (2016)
O filme de Enrica Viola conta a história do chapéu Borsalino, criado numa pequena cidade da Itália e que se tornou um acessório ícone da Hollywood clássica. Também será exibido na FEED DOG – Mostra de Documentários de Moda, de 21 a 27 de setembro, na Cinemateca Brasileira.

Yves Saint Laurent (2014)
O filme narra a vida do estilista Yves Saint Laurent que, em 1957, com apenas 21 anos, assumiu a direção da marca de alta costura de Christian Dior. Mais tarde, ele decide criar sua própria grife com Pierre Bergé, amante e parceiro de trabalho.

Visionaries: Inside the creative mind with Tom Ford (2011)
Como parte da série “Visionaries: Inside the Creative Mind”, o documentário busca entender o processo criativo de Tom Ford, além de abordar o início da carreira do estilista.