Pesquisar este blog

sábado, 9 de dezembro de 2017

Museu do FIT explora o conceito de corpo ideal na moda

O museu quer falar de diversidade através de looks e momentos icônicos.

Até dia 5 de maio será possível visitar no museu do FIT (Fashion Institute of Technology), em NY, uma exposição que promete impactar o que pensamos sobre moda e corpo. A mostra “The Body: Fashion and Physique”, explora a relação entre o mundo fashion e o conceito de corpo ideal, do século 18 aos dias de hoje.
De acordo com Emma McClendon, curadora da exposição, a ideia é também passar uma mensagem de positividade e diversidade. Em um post nas redes sociais há um mês, ela contou: “a maioria dos desfiles e revistas continuam a exibir, em sua maioria, mulheres brancas, magras e modelos jovens. Mas a internet a as mídias sociais abriram a indústria, dando para blogueiras e consumidoras uma voz muito mais poderosa para desafiar a normatividade e os ideais corporais, e expandir a nossa noção do que é um corpo fashion.”
A exposição passará por cerca de 250 anos de história para falar dessa questão. E também mostrará como o corpo feminino (principalmente) foi moldado através de cortes de roupas, modelagens, roupas delineadoras de curvas, dietas e cirurgias plásticas.
Será possível encontrar peças do “New Look”, de Christian Dior, de Martin Margiela e também de designers contemporâneos que têm pensado o corpo, como Christian Siriano — seu vestido criado para Leslie Jones estará por lá.
Emma afirmou que o sistema da moda é um grande culpado quando sentimos que tem algo errado nos nossos corpos — principalmente quando estamos fazendo compras e as roupas não servem direito. “Somente ao perceber que o sistema tem falhas que podemos começar a consertá-lo”, afirmou.